O mundo e sua economia

Imagem

 

“A dinâmica do mercado facilmente converte a eficácia e a produtividade em valores absolutos, reguladores de todas as relações humanas. Esse caráter peculiar cria um processo promotor de múltiplas desigualdades e injustiças. Da forma como o mundo está configurado atualmente, não permite interpretar e reagir em função de valores objetivos que se encontram além do mercado e que constituem o mais importante da vida humana: a verdade, a justiça, o amor e, muito especialmente, a dignidade e os direitos de todos, inclusive daqueles que vivem à margem do próprio mercado.”

“O desenvolvimento, de fato, não pode ser reduzido a um mero processo de acumulação de bens e serviços. Ao contrário, a pura acumulação, mesmo que fosse em prol do bem comum, não é uma condição suficiente para a realização de uma autêntica felicidade humana.”

“O impacto dominante dos ídolos do poder, a riqueza e o prazer efêmero se transformam, acima do valor da pessoa, na norma máxima de funcionamento e no critério decisivo na organização social.”

É interessante observar como estamos presos em um sistema que não é sustentável a longo prazo.  A demanda por resultados, por eficiência, coloca uma pressão em todos os seres humanos para nutrir o ciclo do consumo. Muitas vezes trabalhamos não por que queremos trabalhar, ou pelo prazer de realizar determinado ofício, mas sim para ganhar dinheiro, ter a possibilidade de melhor se encaixar na sociedade, para ter a oportunidade de crescer socialmente e ser percebido. De acumular bens. É triste pensar que pessoas como por exemplo, Eike Batista, até pouco tempo atrás era considerado ídolo nacional, modelo de homem e empresário bem sucedido. Modelo de sucesso vendido pela mídia e até mesmo pelas escolas de negócios, que deveriam ser mais cautelosas ao escolherem seus exemplos. Hoje, se você é bilionário, sua história vira exemplo. São histórias como as de Eike Batista, e a de André Esteves, dono do Banco Pactual que se tornou bilionário aos 36 anos, que são vendidas como as verdadeiras histórias de sucesso e inspiram muita gente. São vistos como ídolos.

Não há nada de errado em ter pretensões de ganhar o dinheiro que te fará feliz, mas é importante lembrar que isso não é tudo na vida, e que isso deve ser feito com responsabilidade, sendo ético no seu trabalho, gerando oportunidades de qualidade para todos caso você seja um empresário, sem se deixar cegar apenas pelo lado financeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: