Cosmologia

bigbang

Resolvi falar um pouquinho sobre Cosmologia, resumindo as coisas mais importantes. Apesar de ser difícil resumir esse tema.
Para entender o estudo de cosmologia é necessário enxergar as coisas partindo de certas premissas: o universo é tudo o que existe, logo não existem sentido em pensar em “fora” do universo, em barreiras, fronteiras, limites, muitos menos em um centro ou qualquer ponto privilegiado em relação ao outro.
O princípio cosmológico diz que o universo é homogêneo, ou seja uniforme em todos os pontos, e isotrópico, uniforme em todas as direções. Nós sabemos que o universo não é homogêneo, no entanto, devemos entender que o principio cosmológico é necessário para que possamos estudar o universo, senão não se faz ciência, esse estudo viraria filosofia. Temos que destacar que o método perturbativos se preocupa em perturbar situações que colocamos como ideais.
O grande marco da cosmologia moderna foi a teoria da relatividade geral (1915) que nasce quando se postula que a velocidade da luz é absoluta tornando as outras medições relativas, até mesmo o tempo que antes era considerado absoluto passou a se tornar relativo. Ela é uma teoria de gravitação, e ao estudar melhor a gravitação ela explicou o mistério da precessão do periélio de mercúrio, que é o seguinte: como Mercúrio esta muito próximo do sol, ele sofre maior atração gravitacional, e daí a sua orbita possui uma dinâmica caótica, você conta um periélio (que é o ponto da orbita descrita pelo corpo em que ele esta mais perto do sol) que dá um volta mas que não volta pro mesmo lugar, ou seja, a orbita dele não fecha, tipo assim:
perielio

perdoem minhas habilidades no paint hahaha

Ao estudar a gravidade (que é uma força atrativa) não demorou muito para se chegar a conclusão de que tudo no universo se juntaria, por maior que fosse, e colapsaria num futuro, pensamento totalmente contrario às evidencias de que o universo estava se expandindo, portanto, para resolver esse “problema” Einstein inventou a famosa constante cosmológica para chegar no resultado que quis. Fazendo uma analogia, se tivéssemos que resolver uma equação que desse como resultado “+2” e quiséssemos que o resultado fosse zero, simplesmente inventariamos um “-2” para chegar no resultado que quiséssemos. Em uma prova qualquer pessoa tiraria zero por isso, mas como se tratava do Einstein, todo mundo acreditou na publicação dele. O próprio posteriormente admitiu o seu erro e se desculpou pela cagada. Em 1929, Hubble e as Galáxias comprovou a teoria com a pratica de que o universo estaria se expandindo. Imagine uma gaze se extendendo, é +- o que esta acontecendo com no universo, não são as galáxias que estão se afastando e sim o espaço entre elas que esta se expandindo.
Se pensamos em um universo que esta se expandindo, podemos pensar na idéia do contrario e chegar no ponto X em que a expansão começou, é exatamente isso que diz a teoria do Big Bang. No senso comum as pessoas tem a idéia errada de que o Big Bang é o surgimento de tudo, do universo, e no entando o Big Bang é apenas uma teoria que explica o inicio da EXPANSÃO do universo, ou seja, duas coisas totalmente diferentes.
A teoria do Big Bang já foi comprovada pela radiação cósmica de fundo, achada meio que sem querer. Os cientistas, para tentar comprovar o Big Bang, começaram a procurar por microondas pois como o espaço foi se expandindo o comprimento de onda da radiação de um universo jovemzinho teria nos tempos atuais um comprimento de onda muito maior e menos energia , então pensaram que os fótons do começos deveriam ser fótons muito frios “hoje em dia”
Infelizmente a inevitável pergunta do que veio antes do Big Bang, de qual é o surgimento de tudo e de todo o universo permanece um mistério inexplicável por incompetência do nosso sistema já que aos olhos da teoria da relatividade não faz sentido pensar no que existia antes do Big Bang pois nem o tempo existiria. E se admitimos que o tempo e as leis físicas surgiram a partir desse marco, teremos que sempre carregar a humildade nas costas no que tange os maiores mistérios.

Anúncios

2 Respostas

  1. A gente nem se “conhece”, mas vc é uma pessoa sensacional, queria mto ter tido vc comigo…vc sumiu, deve ter tomado seu rumo. Tomara q esteja td ótimo.
    Eu queria mto ter a chance de me redimir com vc um dia e mostrar q não foi nada daquilo q foi passado pra vc, mto pelo contrário.
    Quem sabe um dia. Nunca se sabe. Se depender de minha vontade…

    Um bjo, te adoro. Se um dia resolver aparecer ficarei feliz.

  2. Só faltou dizer quem é vc…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: