Planeta redondo

planets
Por que os planetas são redondos e não das mais variadas formas?

Existe um conjunto de fatores que influencíam esse aspecto, no entanto vou destacar apenas o principal e mais importante.
O formato de pequenos objetos, são determinados pelas suas propriedades mecânicas, você pode moldar um pedaço de plástico, por exemplo, em forma de um controle remoto e ele vai permanecer com aquela forma.
No entanto, quanto maior a massa de um objeto, maior é o campo gravitacional.
Imagine que você deseja construir um prédio, é necessário que você possa garantir que a fundação seja forte o suficiente pra agüentar o tranco, caso contrario ele irá desmoronar.
Se a gente fosse imaginar um planeta em forma de cubo, as “quinas” (ou qualquer outro ponto que estivesse mais distante do núcleo) sofreriam ainda mais com essa força e aos pouquinhos seriam “desgastadas” , sucumbindo à força da gravidade (que puxa para o núcleo do planeta) de qualquer forma.
É como se a força da gravidade o lapidasse. No casos os planetas estão em equilíbrio hidrostático, onde a força da gravidade supera a força de coesão do material.
Numa esfera é fácil observar que todos os pontos estão a mesma distancia do núcleo, por essa razão observamos esse formato nos planetas.

Vale destacar no entanto que os planetas não são esferas perfeitas, isso varia de acordo com a excêntricidade. A Terra é achatada nos pólos por causa do movimento de rotação, e o diâmetro na linha do equador é maior do que o diâmetro nos pólos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: