Um pouco sobre Paracelso

Paracelso

Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim popularmente conhecido como Paracelso. Ele foi um filho bastasdo que nasceu na suíça e desce criança aprendeu a desvendar os mistérios da química que estava nascendo uma vez que seu pai era um alquimista, essa experiência fez de Paracelso um exímio conhecedor das propriedades e da manipulação dos minerais.
Com o passar dos anos ele começou a proclamar suas idéias acadêmicas heterodoxas. Começou a ter grande interesse por assuntos relacionados a medicina, no entanto se viu rejeitando os ensinamentos acadêmicos por completo. Segundo ele, uma medico deveria sair à procura de velhas comadres, ciganos, feiticeiros, tribos..e aprender com eles. Um medico deveria ser um viajante.. conhecimento é experiência.
Como ele não era nem um pouco humilde ele adotou o nome de Paracelso que significa “maior do que Celso”, em referencia a Celso que publicou muitas idéias de Hipócrates.
Alguns anos depois que perambulava trabalhando, ele surgiu com a idéia da iatroquímica (iatro = médico) estabelecendo a química como cerne da pratica médica.
Seus estudos sobre os compostos químicos foi enorme e até hoje ele abastece a nossa farmácia atual. Para Paracelso o corpo não era mais nada do que um laboratório químico e quando nós adoecíamos isso acontecia em função de um desequilíbrio químico. Dessa maneira ele conseguiu curar muita gente em sua época.
Ele criou também a chamada “teoria das assinaturas” onde afirmou que toda a sabedoria residia na natureza e o dever do medico era procurar compreender essa linguagem que indicava de forma simples como produzir remédios particulares. Para ele, as plantas tinhas assinaturas que o medico deveria aprender a ler. Por exemplo: uma orquídea se assemelhava a um testículo, o que indicava que era um remédio para doenças venéreas, as folhas do lilás tinham forma de coração portanto eram boas para doenças cardíacas, a quelidônia “de sangue amarelo” sendo remédio para a icterícia e etc. Apesar de obviamente não ter nenhuma comprovação cientifica é interessante observar muitas coincidências sobre isso, ainda mais dentro da homeopatia.
Por acaso eu descobri que comer nozes faz bem para o nosso cérebro (fato comprovado cientificamente) e por mera coincidência é legal observar que uma noz faz lembrar esse órgão 🙂
Nozes

O Paracelso também foi o pioneiro ao inocular pessoas com uma pequena porção de uma doença para que o corpo reagisse contra isso, um idéia preliminar do que hoje conhecemos como sendo uma vacina.

Anúncios

2 Respostas

  1. aaaaaaa que munitinho!
    olhando meio de longe aquela noz parece uma outra coisa que não um cérebro…

  2. heueheu legal teu blog velho!
    aquilo que tu escreveu no “Tipo assim… magnetísmo mesmo” é muito real mesmo hahah, achei que só acontecia comigo, mas parece ser algo comum aos apressados… hmm vou teorizar sobre isso hehe
    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: