Ciência vs. Deus

Resolvi escrever isso, dps de ler, umas 700 milhões de vezes, as discussões acaloradas entre religiosos e ateus.
Todo não pensa nem duas vezes antes de proferir palavras dizendo que a crença no divino é o ópio do povo, que é o atraso da humanidade. Que se vivessemos livres de tal fantasia, viveriamos num mundo melhor.

Eu, acho extremamente questionável isso.
A crença em algo divino nunca foi motivo pra atrasar o desenvolvimento científico no mundo. Tampouco acho que seja incompativel a ciência com o conceito de divino. Elas podem sim caminhar juntas. Os cientistas mais brilhantes e fantasticos que o mundo ja conheceu eram em grande maioria extremamente religiosos. Posso citar inumeros exemplos. Newton mesmo era um obcecado por religiao.
Para os cientistas, o estudo cientifico da natureza era um dever religioso. Suas atitudes eram semelhantes à dos primeiros filosofos muçulmanos: as leis da natureza e matemática eram o modo como a mente de Deus operava, portanto compreender mais sobre elas era compreender mais sobre Deus.
O “nullius in verba” (nada pela palavra apenas, isto é, nada por mera autoridade) deposita a fé na abordagem cientifica, tendo o experimentalismo como palavra de ordem, a separaçao entre religiao e investigaçao cientifica se tornou preponderante mto recentemente, mas independente disso, mesmo em épocas que a ciência avançava em passos largos, incluindo no oriente, onde a evolução do pensamento humano se deu grandes passos de forma quase que independente, ou até mesmo dentro da Royal Society, todos conservavam suas crenças.

É difícil entender como as pessoas não conseguem compreender que fé, religiões, crenças em Deus, nada disso atrasa o mundo, ou é o ópio do povo ou causa guerras, e etc, e etc. A essência desses conceitos é totalmente pura, e voltada somente para o BEM. Qualquer coisa que fuja a isso é uma mera deturpação. Somente o homem é capaz de levar isso para o mal (matar por um “pretexto religioso”, por ex.). E da mesma maneira, temos dificuldade de aceitar que a ciência é ela própria moralmente neutra. É somente a ação humana que a investe de poder para o bem e para o mal, utilizando-a para criar um tratamento para a AIDS, a cura de um câncer, ou clonar Saddam Husseins.

Anúncios

4 Respostas

  1. Discordo de alguns pontos. É uma minoria muito pequena de cientistas religiosos, até mesmo Einstein desdenhava a religião. Seu conceito de religiao era limitado ao einstenianismo, onde para ele “Deus” era todas as leis da fisica do universo no qual ele “ainda” nao conseguia compreender. E muitos cientistas compartilham do mesmo pensamento, mas os calorosos religiosos adoram tentar puxar gente para seu time, principalmente se já estiverem mortos.

    Discordo também quando diz que a religiao não atrasa o desenvolvimento cientifico. Muito pelo contrario. Tivemos quase 1000 anos de estagnação de avanços da ciencia, de 800 a 1800DC, durante a expansao do cristianismo, a coisa evoluiu muito pouco. Os grandes avanços da humanidade começaram há 200 anos! A religião só deixa a ciencia crescer em ramos que nao toca nos “calos” dela. Religião é sim o ópio do povo, mas acredito que nao causa guerras. Guerras sao causadas em nome da religiao, mas com intuitos totalmente politicos.

    A religião ja atrasou demais o desenvolvimento do mundo. A sociedade atual toma como leis definitivas, idéias da era do bronze. Juramos perante um tribunal por um livro de 2000 anos atrás que nao é nada moral, muito pelo contrário.

    Sinceramente, nao vejo nada de bom em religião a não ser como forma de consolo para pessoas que nao conseguem lidar com a realidade como é. A vida é uma só, acaba…entao aproveite.

    PS: desculpa o mega texto… uhaahuahuah mega beijo :*

  2. Lá e Allan

    Discordo de ambos (hohoho)
    Posso ser ateu mas reconheço que a fé tem um papel importante no desenvolvimento da civilização, inclusive a própria fé e a base da ciência (vide os filósofos que iniciaram a versão moderna de fé e de ciência buscando c clássica “de onde viemos para onde vamos”).

    Questionar “se” a fé foi benéfica ou não, é cair no maravilhoso mundo do “se”, se minha avó tivesse bolas, ela seria meu avô.., portanto só podemos indagar o que de fato ocorreu, guerras religiosas foram e são travadas, isso é fato, mas entenda são guerras RELIGIOSAS e não guerras de Fé, a crença pos definição é pessoal e não coletiva, você nunca poderia guerrear por algo que é única e exclusivamente seu (por isso há auma grande diferença entre religião e fé), mas ainda assim a própria religião tem um papel importante não só como uma muleta ao homem mas sim por todo um um apelo espiritual a fazer o bem, amar ao próximo, ainda que a religião seja um óculos com dioptria errada, ele ainda ajuda a enchergar melhor do que sem ele..

  3. Não sei se você já conhece essa teroria, mas acho que é uma boa sugestão de post.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cordas

  4. teoria*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: