Soluções inteligentes envolvendo bactérias

Durante o processo de extração de outro, uma empresa de mineração norte-americana, utiliza o cianeto em uma das fases finais. Antigamente todo esse lixo tóxico do processo era derrubado diretamente em um riacho da pequena cidade, que surgiu excluisivamente em função daquela empresa. O riacho estava com a água de cor preta, extremamente poluído, foi aí que o governo ordenou que esta empresa tomasse medidas para tratar aquela água. Eles contrataram um bioquímico e desenvolveram um processo de tratamento da água que utiliza bactérias que “têm fome” de tóxicos, no caso, do cianeto.

Durante esse processo, as bactérias ficam presas a rodas gigantes que estão submersas até a metade, e elas ficam constantemente girando, bem lentamente, pois assim quando a roda (com parte das bacterias) estão em contato com a água, elas se beneficiam do cianeto, e quando estão em contato com a água, se beneficiam do oxigênio. É muito interessante. Essa empresa consegue agora despejar uma água totalmente potável no riacho. E além de tudo esse processo custa meio milhão de dólares/ano , enquanto outros processos químicos para o mesmo fim custariam em torno de dois milhões de dólares/ano.

Anúncios

Uma resposta

  1. Banbleu, faz tempo, né.

    Corrige esta parte, no seu post:

    …pois assim quando a roda (com parte das bacterias) estão em contato com a água, elas se beneficiam do cianeto, e quando estão em contato com a água…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: