Deus existe ??

O que definiria um Deus? A palavra que logo me vem à cabeça é: um ser onipotente. Se você perguntar pra uma criança provavelmente ela vai te responder que papai do céu é um homem de barba branca que está nos olhando. Sempre vejo alguem falando algo do tipo: “pra um peixinho que você está alimentando no aquário você é Deus.” Não existe UMA definição pra o que seria um Deus. Tudo depende de um referencial. Por exemplo, quando eu olho pra uma florzinha no jardim, a reação que eu tenho, a minha experiência de “flor” não é a mesma que a sua, posso apostar. Por isso acho que é tão complicado falar de Deus. Andei lendo os livros “The Language of God” – Collins e o “The God delusion” – Dawkins, e sinceramente, não recomendo nenhum. O primeiro livro é escrito por um geneticista católico, o segundo por um ateu fervoroso. Engraçado é reparar as semelhanças em ambos os livros, apesar de pontos de vistas opostos me senti lendo um mesmo livro duas vezes, ao meu ver tentar definir ou provar empiricamente a existência ou não de algo maior é uma tarefa bastante estúpida, uma vez que ninguem vai chegar a conclusão nenhuma. O livro do Dawkins até que me rendeu algumas boas gargalhadas em certos momentos, é cômico pq a crítica dele é mais particular acerca das formas míticas e institucionais de determinadas religiões, é mto generalizadora, arrogante e caricatural… ele nao consegue ( pelo menos nesse livro) expor uma linha de pensamento inteligente para a negação de Deus. Pra mim há que separar o conceito de Deus das religiões. Religiões são movimentos culturais.

2 Respostas

  1. eu acho que você deveria recomendar os dois livros. Opiniões, mesmo que diferentes da sua, mesmo que extremistas, ainda são opiniões! E, se lida de maneira atenta, podem ter conhecimentos aproveitados!

    No fundo, pra mim, Deus é algo que já foi, é e ainda será! O conceito de Deus mudou muito de tempos distantes pra cá.

    A religião é um popularizador da idéia de Deus, converse com um padre de forma inteligente, voce vai ver que o que eles pregam não é bem da forma simplista que eles passam na igreja. Tem filosofias bem interessantes por tras!

    Burro!

  2. O livro do Dawkins tem esse objetivo mesmo, talvez o problema sejam os seus paradigmas rígidos. O outro é dispensável e nem era preciso levar em consideração. Cômico é argumentar sobre ciência utilizando alguma idéia envolvendo religão e Deus. O conceito de Deus não é apenas relativo a religiões e sim estritamente pessoal. Cada um cria sua própria anedota.

Deixe um comentário

